PARA QUÊ SOMOS CHAMADOS


Leitura:
Efésios 4:1 – Romanos 1:6 – 1 Coríntios 1:9 – Gálatas 5:13 – Colossenses 3:15 – Hebreus 9:15 – 1 Pedro 2:21 – 1 Pedro 3:9 – Hebreus 11 (Capítulo)

Graça, paz e misericórdia sejam sobre sua vida…

A Palavra de DEUS afirma que muitos são chamados, mas poucos são escolhidosMateus 22:14. Após ler este artigo, você irá compreender porque razão os “escolhidos” são poucos… A “escolha” está diretamente relacionada com a “resposta” dada ao chamado feito pelo CRIADOR – CRISTO JESUS! Quero, nas linhas a seguir, compartilhar com você alguns aspectos do nosso chamado…

Efésios 4:1 – Chamados com uma Vocação, para uma função específica
Paulo escrevendo aos cristãos que moravam em Éfeso, uma cidade da Ásia, rogou-lhes que “andassem de maneira digna da vocação com que foram chamados”.  Com estas palavras Paulo demonstra conhecer que eles haviam sido chamados “com uma vocação”. Ora, o termo “vocação” diz respeito a um chamado “para um propósito ou função específicos”. Na linguagem judicial, o termo “vocação” diz respeito a uma convocação, a um chamamento para tomar posse de algo que é seu por direito, o que estaria em conformidade com o que ele escreveu no capítulo 1º, onde afirma que “já fomos abençoados com toda sorte de bênçãos espirituais nas regiões celestiais em CRISTO JESUS” (EF. 1:3). De fato, todas as bênçãos espirituais, incluindo a vida eterna encontram-se EM CRISTO – 1 João 5:11. Com esta afirmação de João em sua epístola, fica fácil compreender a abordagem do motivo de nosso chamado, mencionado por Paulo, escrevendo aos Romanos…

Romanos 1:6 – Chamados para pertencer a CRISTO
”…Entre as quais
sois também vós chamados para serdes de JESUS CRISTO.” O texto aos romanos é muitíssimo claro… Somos chamados “para “sermos” (pertencermos) de JESUS CRISTO”… Portanto, quando DEUS nos chama, não nos chama para dentro de uma religião, não nos chama para pertencermos a um grupo social, não nos chama para uma filosofiaDEUS nos chama, pelo Evangelho, para sermos de JESUS CRISTO. Este é, de fato, o propósito maior do chamado de DEUS. Escrevendo a seu “filho na fé, Timóteo”, Paulo declara que DEUS quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da Verdade.

1 Coríntios 1:9 – Chamados para ter comunhão com CRISTO
”Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor.”
Outro aspecto que precisamos compreender claramente sobre o “para quê fomos chamados”, é que fomos chamados para a comunhão com JESUS CRISTO. Isto nos fala de “relacionamento pessoal”, pois a palavra “comunhão” significa “compartilhar das mesmas ideias, valores, opiniões, e, acima de tudo, no âmbito espiritual, ter a mesma vida”. Ora, fomos chamados para a comunhão com JESUS CRISTO, isto significa, entre outras coisas, que fomos chamados para compartilhar dos mesmos valores que ELE, adotarmos as Suas ideias, as Suas opiniões, e os Seus valores. Não se trata mais de adotarmos a “opinião pública comum”, mas sim “a opinião do SENHOR JESUS”, que, aliás, encontram-se expressas nas páginas da Bíblia Sagrada.

Gálatas 5:13 – Chamados para ser livres em CRISTO
”Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor.”
Fomos chamados à liberdade… Essa liberdade para a qual fomos chamados, encontra-se somente em JESUS CRISTO, pois ELE disse: “conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará”… E também ainda: “Se pois o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”. Fomos, portanto, chamados para a liberdade, para sermos livres… livres do pecado, livres das trevas, livres das correntes de satanás, dos cuidados do mundo, e da ansiedade que tanto tem consumido as pessoas de nosso tempo.

Colossenses 3:15 – Chamados para viver como Uma só Igreja
”E a paz de Deus, para a qual também
fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos.”
Escrevendo aos colossenses, Paulo, inspirado pelo Espírito Santo afirma “fostes chamados em um corpo”… Esse corpo que Paulo cita nesta epístola, é a Igreja, como podemos ver em Efésios 4:4 – há um só “corpo”. Este “corpo” é o resultado da obra de CRISTO em Sua morte vicária, pois está escrito que JESUS “morreu para reunir em Um Corpo (Igreja) os filhos de DEUS que andavam dispersos” (João 11:51, 52).
Os que crêem em CRISTO, portanto ─ e por isso denominados “cristãos” ─ foram chamados para reunir-se como uma só Igreja, e não em partidos e grupos divididos, como mostra a realidade de nossos dias ─ leia também EF. 1:22, 23; CL. 1:18; 1 CO. 12:27; 1 CO. 1:10; 3:1-4; 1 CO. 12:25 …

Hebreus 9:15 – Chamados para tomar posse de uma herança eterna
”E por isso é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento,
os chamados recebam a promessa da herança eterna”.
Somos chamados para receber a promessa da herança eterna… Aqui o chamado tem seu sentido judicial, que é uma convocação para tomar posse de uma herança ou direito.

1 Pedro 2:21 – Chamados para sofrer com CRISTO
”Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas.”
Certamente que este aspecto do chamado não é bem quisto pela maioria, porque aqui nos é dito – se lermos o contexto da passagem – que fomos chamados para sofrer por CRISTO. Não para sofrer como praticando o mal, mas sim praticando o bem. Somos chamados para seguir JESUS CRISTO, e, se o fizermos, teremos, como ELE, perseguições. JESUS mesmo nos assegurou que no mundo teríamos aflições. ELE não nos prometeu uma vida de conforto, de riqueza, de fama, de sucesso “na sociedade”; pelo contrário, se formos, de fato, fiéis ao Seu chamado, nos é garantida uma vida de perseguições. Não perseguição por fanatismo religioso – o que é outra história – mas perseguição porque a vida de CRISTO, manifesta em nós, irá incomodar aqueles que amam mais as trevas do que a luz, à nossa volta. Você está disposto(a) a sofrer por amor a CRISTO?

1 Pedro 3:9Chamados para expressarmos a vida de CRISTO
“E, finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis. Não tornando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; sabendo que
para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis a bênção”.
A Bíblia diz que deve haver em nós os mesmos sentimentos que houveram em CRISTO JESUS (Filipenses 2:5), isto é, fomos chamados para expressar a vida, o comportamento, os sentimentos de JESUS CRISTO para com as pessoas à nossa volta. Devemos lembrar que o mesmo JESUS que acolheu os pecadores, era duro com os fingidos, com os hipócritas… O que significa que, ao mesmo tempo que devemos expressar a suavidade de CRISTO com aqueles que desejam, de fato, conhecer e fazer a vontade de DEUS, mas ser duros com aqueles que tentam encontrar desculpas para continuar no pecado.

Hebreus 11Chamados para ser heróis da fé…
Pela fé, Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e, por ela, depois de morto, ainda fala. Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte e não foi achado, porque Deus o trasladara, visto como, antes da sua trasladação, alcançou testemunho de que agradara a Deus. Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam. Pela fé, Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu, e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé. Pela fé, Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia. Pela fé, habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa. Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus. Pela fé, também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido. Pelo que também de um, e esse já amortecido, descenderam tantos, em multidão, como as estrelas do céu, e como a areia inumerável que está na praia do mar. Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas, mas, vendo-as de longe, e crendo nelas, e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra. Porque os que isso dizem claramente mostram que buscam uma pátria. E se, na verdade, se lembrassem daquela de onde haviam saído, teriam oportunidade de tornar. Mas, agora, desejam uma melhor, isto é, a celestial. Pelo que também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade. Pela fé, ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado, sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito. Sendo-lhe dito: Em Isaque será chamada a tua descendência, considerou que Deus era poderoso para até dos mortos o ressuscitar. E daí também, em figura, ele o recobrou. Pela fé, Isaque abençoou Jacó e Esaú, no tocante às coisas futuras.
Pela fé, Jacó, próximo da morte, abençoou cada um dos filhos de José e adorou encostado à ponta do seu bordão. Pela fé, José, próximo da morte, fez menção da saída dos filhos de Israel e deu ordem acerca de seus ossos. Pela fé, Moisés, já nascido, foi escondido três meses por seus pais, porque viram que era um menino formoso; e não temeram o mandamento do rei. Pela fé, Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, escolhendo, antes, ser maltratado com o povo de Deus do que por, um pouco de tempo, ter o gozo do pecado; tendo, por maiores riquezas, o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa. Pela fé, deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível. Pela fé, celebrou a Páscoa e a aspersão do sangue, para que o destruidor dos primogênitos lhes não tocasse. Pela fé, passaram o mar Vermelho, como por terra seca; o que intentando os egípcios, se afogaram. Pela fé, caíram os muros de Jericó, sendo rodeados durante sete dias. Pela fé, Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias. E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel, e dos profetas, os quais, pela fé, venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fugida os exércitos dos estranhos. As mulheres receberam, pela ressurreição, os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição; E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões. Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos a fio de espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados (homens dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra. E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa, provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados.

(Hebreus 11:4-40)
Ao logo do capítulo 11 de Hebreus, são mencionadas várias pessoas que atenderam ao chamado de DEUS em sua época, que se colocaram do lado de DEUS e fizeram diferença em seu povo…

Neste tempo, HOJE, DEUS chama a cada um de nós… Chamou a mim, e chama a você! Seu desejo é que nos tornemos, como os heróis mencionados em Hebreus, heróis de nossa tempo. Pessoas que promovam mudanças em sua geração, que cooperem com ELE no Seu propósito de levar o homem a se tornar aquilo para o que foi criado.

Você está disposto(a)?

Sobre Carlos Alberto Bachtold

Cristão, discípulo de JESUS CRISTO, profeta. Casado com Adriana Bahiense Scansetti Bächtold, temos dois filhos: Daniel e Débora. Atualmente resido em Foz do Iguaçu, onde busco ser semelhante a JESUS, crendo em tudo o que ELE ensinou e obedecendo a tudo o que ELE ordenou. Para isso busco viver segundo o Evangelho do Reino, procurando fazer discípulos por onde vou. No momento atuo como professor de ensino fundamental na Rede Municipal de Educação.
Esse post foi publicado em verdade. Bookmark o link permanente.

Seu comentário e opinião são importantes:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s