No meio dos Lobos

Leitura:

“Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e símplices como as pombas”.
Mateus 10:16

“Ide; eis que vos mando como cordeiros ao meio de lobos.”
Lucas 10:3

“Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa.”
João 10:12

       Quando o SENHOR JESUS fez a declaração registrada em MT. 10:16, ELE bem sabia em que “meio social” os discípulos iriam estar vivendo. JESUS bem sabia qual a “natureza” do homem. Assim que, de maneira muito “natural” JESUS disse aos Seus discípulos que estariam no “meio de lobos”, e que, por essa razão, deveriam ser “prudentes como as serpentes”, porém “símplices como as pombas”. Vamos entender nas próximas linhas, as implicações de se estar “em meio a lobos”, e também “quem são os lobos” contra os quais JESUS adverte os Seus seguidores.

AT. 20:29-30
Aqui o apóstolo Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, faz um alerta à Igreja, afirmando que iriam entrar no meio dos cristãos “lobos cruéis”, que “não perdoariam o rebanho”. Ele identifica esses “lobos” como sendo “homens que falam coisas perversas, para atraírem discípulos após si”.

JO. 10:12
Aqui o próprio JESUS afirma que o “lobo” arrebata e “dispersa” as ovelhas (Ler EZ. 34:31). Mas ele (o lobo) só tem êxito em dispersar as ovelhas quando quem “cuida” delas é um “mercenário” e não um pastor.

Neste momento torna-se relevante conhecermos as características de um lobo (animal), a fim de podermos identificar os “homens-lobo” citados por JESUS.

O LOBO

O lobo é um animal “selvagem”. Isso significa que ele é “cruel”, “violento”, “mau”, “sem piedade”, “perverso”. Será que há alguma semelhança com os homens de nosso tempo?

O lobo é “oportunista”. Isso significa que eles, como animais carnívoros, não desperdiçam uma oportunidade de “forrar seus estômagos”. Mesmo que isso signifique devorar outros de sua própria espécie.

O lobo, nas palavra de JESUS, dispersa as ovelhas (JO. 10:12). Por que motivo “o lobo quer a ovelha distanciada de seu rebanho”? Ao contrário do pastor que procura reunir as suas ovelhas formando um só rebanho (JO. 10:16), o lobo quer cada ovelha “separada”, “sozinha”, afastada do rebanho. E por que razão? O lobo sabe que, sozinha, a ovelha é uma presa fácil. Enquanto está no meio do rebanho, guardada por seu pastor, a ovelha está segura ─ SL. 23:1-6). Porém, quando ela “se isola do rebanho”, torna-se presa das “feras do campo” – conforme EZ. 34:5,8. O lobo “arrebata e dispersa” as ovelhas, para “devorá-las”, e para que elas sejam devoradas pelas “feras” do campo…

Se tomarmos o rebanho por “Igreja”, e o campo pelo “mundo”, então precisamos ter aqui discernimento sobre quem são os lobos…

Os lobos, na Bíblia, assim como os “cães”, são os “maus obreiros”, aqueles que “têm aparência de piedade”, mas negam-na em suas vidas. Vale a pena ler Mateus 7:15…

Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores.
Mateus 7:15

Resultado de imagem para ovelha entre lobosEm outras palavras, há homens que se arrogam “líderes religiosos”, mas seu único propósito é “devorar”, é espoliar aqueles que os seguem.

Por isso a Palavra de DEUS nos fala para “fugir dos maus obreiros” – FP. 3:2

Em meio a esta geração, onde os homens têm se tornado escravos de Mamon (o deus das riquezas), é preciso nos rendermos ao Evangelho de CRISTO, fazendo dos bens, “sementes” e “recursos” a fim de que outros conheçam a CRISTO.

E você? Está fugindo dos lobos? Ou está sendo devorado(a) por eles?

Sobre Carlos A. Bächtold

Sou um discípulo de JESUS CRISTO. Casado com Adriana Bahiense Scansetti Bächtold, temos dois filhos: Daniel e Débora. Atualmente resido em Foz do Iguaçu, onde busco ser semelhante a JESUS, crendo em tudo o que ELE ensinou e obedecendo a tudo o que ELE ordenou. Para isso busco viver segundo o Evangelho do Reino, procurando fazer discípulos por onde vou. No momento atuo como professor de ensino fundamental na Rede Municipal de Educação.
Esse post foi publicado em Adão, Alimento, Bíblia, DEUS, ESPÍRITO SANTO, Governo de CRISTO, JESUS, JESUS CRISTO, Obedecer, Palavra de DEUS, Política e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para No meio dos Lobos

  1. Deoclecio disse:

    Muito Esclarecedor, Linguagem simples muito bom este BLOG.

    Curtir

  2. Bianca Norberto disse:

    Somos ovelhas do seu Pasto. As ovelhas reconhecem a voz do Pastor. Que possamos ser estas que seguem e ouvem e buscam a presença do seu Pastor. Aleluia!

    Curtir

Seu comentário e opinião são importantes:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s