A EDUCAÇÃO NOS TEMPOS BÍBLICOS

Para outros assuntos, acesse: http://www.carlosbachtold.blogspot.com.br

       Nos ateremos aqui à “Educação” como mostrada na Bíblia Sagrada, praticada desde o início da humanidade. Nos utilizaremos, portanto, da Bíblia Sagrada para fundamentar todo o artigo.

       Para compreendermos de forma ampla a educação dentro do contexto bíblico, vamos nos reportar ao início da humanidade… Quando DEUS instituiu o primeiro casamento, do qual, naturalmente, surgiram filhos os quais, obviamente, eram educados por seus próprios pais.

E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo animal do campo; mas para o homem não se achava adjutora que estivesse como diante dele. Então, o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar. E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem formou uma mulher; e trouxe-a a Adão. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada. Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne”.
Gênesis 2:20-24

“E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu, e teve a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um varão. E teve mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.”
Gênesis 4:1-2

       Encontramos Adão e Eva tendo aqui dois filhos homens… Caim e Abel… Não significa que só tiveram esses dois filhos, pelo contrário, a Bíblia nos fala que Adão teve “filhos e filhas” (Gênesis 5:4). Ocorre que as famílias eram plenamente patriarcais e as mulheres “não eram mencionadas”.

        Voltando à questão da educação, há um provérbio na Bíblia que afirma:

mestrelecionandoInstrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele.”
Provérbios 22:6

Portanto, a questão da educação começa desde o nascimento… E os responsáveis pela instrução ou ensino da criança, são os pais… No texto em questão, vemos que Abel cresceu e se tornou “pastor de ovelhas” e Caim se tornou “lavrador da terra”… Quem os ensinou? Certamente foi Adão… Pois a incubência de Adão era “lavrar” o Jardim do Éden – GN. 2:15.

Agora, porque a diferenciação de ocupação entre ambos? Certamente que ao instruir seus filhos quanto ao trabalho a ser por eles desempenhado, já que “o homem  nasce para o trabalho” ─ Jó 5:7, certamente que os pais de Caim e Abel, responsável pelo sua educação e instrução, observaram muito bem quais as aptidões físicas de cada um, antes de “dar-lhes a formação”.

Logo, ao educar seus filhos, as famílias desde os primórdios já procuravam saber qual suas aptidões, não buscando dar aos filhos uma “formação padrão”, ou seja, uma “produção em série”… Cada filho é formado e “forjado” confomre suas próprias aptidões e capacidades.

Não apenas em relação ao serviço os filhos eram instruídos pelos pais, mas também em relação às coisas espirituais. Pois vemos, posteriormente, Abel e Caim levando, cada um, uma “oferta a DEUS” ─ Abel ofertou das “primícias de seu rebanho”… Ora, ele fez isso por dedução? Certamente que não! Seu pai o instruiu sobre a questão do sacrifício devido a DEUS. Tanto é que em Gênesis 4:26, ao nascer o neto de Adão, começou-se a invocar o Nome do SENHOR. A questão do mundo espiritual – e não apenas o mundo físico – fazia parte da instrução legada pelos pais aos filhos…

Educar a criança quanto às questões físicas, emocionais (psicológicas) e espirituais, está de acordo com o texto de 1 Tessalonicenses 5:23 que nos afirma que somos seres com tripla composição – espírito, e alma e corpo.

Vale a pena examinarmos se no que diz respeito à instrução, à educação de nossas crianças hoje, elas estão sendo instruídas física, psicológica e espiritualmente.

Sobre Carlos Alberto Bächtold

Cristão, natural de Joinville/SC, casado com Adriana B.S. Bächtold, com quem tem dois filhos, Daniel e Débora. Atua como professor pós-graduado na rede pública de ensino. Profeta, é responsável por alguns discípulos de CRISTO em Foz do Iguaçu, onde mantém residência, buscando cooperar com a expansão do Reino de DEUS sobre aqueles com quem se relaciona. Após o afastamento do trabalho da esposa, que teve que ser submetida à dois transplantes de córnea, cujo quadro clínico é irreversível (para a medicina), decidiu ampliar este site, antes apenas de artigos sobre o Reino, para oferecer às famílias homeschoolers os cursos de matemática desenvolvidos por sua esposa e por ele diagramados e colocados nesta plataforma.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. Adicione o link permanente aos seus favoritos.