É necessário que saibamos a diferença entre um e outro…
A falta de conhecimento sobre essas duas palavras, tem lançado o Brasil num mar de corrupção sem precedentes em sua história.
Quero neste momento, caro(a) leitor(a), chamar a sua atenção para uma palavra que tem feito parte de nosso cotidiano. Trata-se de um assunto não muito agradável, face ao tipo de ações e atitudes tomadas por aqueles que se denominam políticos… Entretanto, creio que estamos no momento em que os brasileiros precisam saber a diferença entre política e politicagem… Entre políticos e politiqueiros.
Desde há muito que o povo vem tendo “aversão à política” por estar sempre sendo enganado, ludibriado, lesado por aqueles que deveriam estar representando-o nas câmaras de vereadores, de deputados e até mesmo no Senado Federal.
Cada dia é mais flagrante e explícita a busca dos próprios interesses por parte daqueles que deveriam estar buscando o interesse do povo; já que nos encontramos em um governo dito democrático…
Contudo, lamentavelmente o nosso povo é um povo politicamente analfabeto, um povo que não é politizado, e isto porque não sabe diferenciar entre política e politicagem, entre políticos e politiqueiros.
Buscando no dicionário, encontramos que “política é a arte de bem governar os povos”; ou ainda “o sistema de regras respeitantes aos negócios públicos”.
O que ocorre, entretanto, é que o povo brasileiro tem memória curta, e não acompanha a história nem o histórico dos elementos que se lançam às candidaturas políticas. São enganados porque não gostam de investigar, de ler, de analisar… Gostam de tudo “pronto”, de saborear o que é momentâneo… E assim, a cada ano eleitoral, a cada campanha, se lançam sobre os quitutes e guloseimas – entre outras ofertas propostas pelos candidatos do momento, e acabam desfrutando de um favor provisório, de momento, e depois sofrendo por anos devido ao mau investimento de seu voto.
Depositou a confiança em um politiqueiro, alguém sem ética, que utiliza-se de meios fraudulosos para obter lucro em causa própria, sem se importar com a necessidade e o bem estar comum daqueles que o elegeram. Em contrapartida, há verdadeiros políticos que acabam sem votos, não sendo eleitos, pelo simples fato de que não puderam “comprar” – isto mesmo, comprar – os votos dos eleitores com favores passageiros e pessoais.
Este é o grande mal de nosso povo. É necessário que busquemos nos politizar, que busquemos uma maior intimidade com a verdadeira política e com os verdadeiros políticos, a fim de que a corrupção sucumba diante dos valores éticos e morais de alguém honrado e verdadeiro, a ser posto em posição de verdadeiramente defender e buscar o bem da sociedade, e não de si mesmo.
É preciso que o povo desperte… Que acorde… Que renuncie aos favores pessoais, individuais em prol do bem comum, porque é assim que se constrói uma sociedade verdadeiramente evoluída, altruísta e verdadeiros cidadãos. É assim que se desenvolve a cidadania de todos, e não de uma minoria que acaba detendo o poder e os recursos para usá-los em benefício próprio.
Chega de engano. Chega de mentira. É hora de buscar o que é verdadeiro e são.
Vamos buscar conhecer nossos direitos e lutar por eles. Vamos buscar conhecer a necessidade de nossa comunidade, nosso bairro, nossa cidade, nosso Estado, nosso país, e lutar por ela.
Não adianta ficar falando dos governantes corruptos, dos politiqueiros sujos… Porque se estão governando, se estão em posição de roubarem do povo e da nação, é porque nós os colocamos ali. Para que não permaneçamos nesse erro, para que não continuemos a lançar “pérolas aos porcos” dando nossos votos a quem não os merece, precisamos nos politizar. Vamos investir em conhecimento, vamos busca-lo. Vamos conhecer e desenvolver projetos e planos de governo; vamos buscar conhecer o caráter dos candidatos, seu histórico – não o que estão fazendo agora, mas toda a sua história – antes de os apoiarmos.
Só assim poderemos dormir com nossa consciência tranquila, certos de que fizemos o melhor para colocar no poder quem o usará para benefício de todos.
Que tipo de eleitores somos? Políticos ou politiqueiros? Sim, porque o tipo de pessoas que elegemos determina que tipo de eleitores somos! Há uma lei universal infalível: “os semelhantes se atraem!”.
Colocamos no poder aqueles que refletem nosso caráter! É isto que tem que acontecer… Se não está acontecendo, a falha não é deles… É nossa! Não estamos nos informando nem fazendo o que deveríamos fazer. E se permanecem no poder, continuamos sem fazer o que deveríamos – expulsá-los de lá!
Pensemos nisto!!!
Caro Amado Profeta do Deus Vivo,
Paz e amor! Este blog é uma fonte de água pura, abrindo por mim mais uma fonte em que posso beber cada vez mais os conhecimentos do Reino de Deus. Que o NOSSO SENHOR JESUS CRISTO VOS ABENÇOE!
Malundo Muleleno,
Cidade do Luena.
Amém, amado irmão… Que possamos continuar sendo usados na edificação do Corpo de CRISTO – Sua Igreja.
Amém, amado…
Que o SENHOR continue iluminando vossos corações e conduzindo vossos passos segundo Sua Palavra e Sua Vontade!
Aguardo notícias.