Políticos ou Politiqueiros? Quem você tem eleito?

É necessário que saibamos a diferença entre um e outro…

A falta de conhecimento sobre essas duas palavras, tem lançado o Brasil num mar de corrupção sem precedentes em sua história.

Quero neste momento, caro(a) leitor(a), chamar a sua atenção para uma palavra que tem feito parte de nosso cotidiano. Trata-se de um assunto não muito agradável, face ao tipo de ações e atitudes tomadas por aqueles que se denominam políticos… Entretanto, creio que estamos no momento em que os brasileiros precisam saber a diferença entre política e politicagem… Entre políticos e politiqueiros.

politica

Desde há muito que o povo vem tendo “aversão à política” por estar sempre sendo enganado, ludibriado, lesado por aqueles que deveriam estar representando-o nas câmaras de vereadores, de deputados e até mesmo no Senado Federal.

Cada dia é mais flagrante e explícita a busca dos próprios interesses por parte daqueles que deveriam estar buscando o interesse do povo; já que nos encontramos em um governo dito democrático…

Contudo, lamentavelmente o nosso povo é um povo politicamente analfabeto, um povo que não é politizado, e isto porque não sabe diferenciar entre política e politicagem, entre políticos e politiqueiros.

Buscando no dicionário, encontramos que “política é a arte de bem governar os povos”; ou ainda “o sistema de regras respeitantes aos negócios públicos”.

O que ocorre, entretanto, é que o povo brasileiro tem memória curta, e não acompanha a história nem o histórico dos elementos que se lançam às candidaturas políticas. São enganados porque não gostam de investigar, de ler, de analisar… Gostam de tudo “pronto”, de saborear o que é momentâneo… E assim, a cada ano eleitoral, a cada campanha, se lançam sobre os quitutes e guloseimas – entre outras ofertas propostas pelos candidatos do momento, e acabam desfrutando de um favor provisório, de momento, e depois sofrendo por anos devido ao mau investimento de seu voto.

Depositou a confiança em um politiqueiro, alguém sem ética, que utiliza-se de meios fraudulosos para obter lucro em causa própria, sem se importar com a necessidade e o bem estar comum daqueles que o elegeram. Em contrapartida, há verdadeiros políticos que acabam sem votos, não sendo eleitos, pelo simples fato de que não puderam “comprar” – isto mesmo, comprar – os votos dos eleitores com favores passageiros e pessoais.

Este é o grande mal de nosso povo. É necessário que busquemos nos politizar, que busquemos uma maior intimidade com a verdadeira política e com os verdadeiros políticos, a fim de que a corrupção sucumba diante dos valores éticos e morais de alguém honrado e verdadeiro, a ser posto em posição de verdadeiramente defender e buscar o bem da sociedade, e não de si mesmo.

É preciso que o povo desperte… Que acorde… Que renuncie aos favores pessoais, individuais em prol do bem comum, porque é assim que se constrói uma sociedade verdadeiramente evoluída, altruísta e verdadeiros cidadãos. É assim que se desenvolve a cidadania de todos, e não de uma minoria que acaba detendo o poder e os recursos para usá-los em benefício próprio.

Chega de engano. Chega de mentira. É hora de buscar o que é verdadeiro e são.

Vamos buscar conhecer nossos direitos e lutar por eles. Vamos buscar conhecer a necessidade de nossa comunidade, nosso bairro, nossa cidade, nosso Estado, nosso país, e lutar por ela.

Não adianta ficar falando dos governantes corruptos, dos politiqueiros sujos… Porque se estão governando, se estão em posição de roubarem do povo e da nação, é porque nós os colocamos ali. Para que não permaneçamos nesse erro, para que não continuemos a lançar “pérolas aos porcos” dando nossos votos a quem não os merece, precisamos nos politizar. Vamos investir em conhecimento, vamos busca-lo. Vamos conhecer e desenvolver projetos e planos de governo; vamos buscar conhecer o caráter dos candidatos, seu histórico – não o que estão fazendo agora, mas toda a sua história – antes de os apoiarmos.

Só assim poderemos dormir com nossa consciência tranquila, certos de que fizemos o melhor para colocar no poder quem o usará para benefício de todos.

Que tipo de eleitores somos? Políticos ou politiqueiros? Sim, porque o tipo de pessoas que elegemos determina que tipo de eleitores somos! Há uma lei universal infalível: “os semelhantes se atraem!”.

Colocamos no poder aqueles que refletem nosso caráter! É isto que tem que acontecer… Se não está acontecendo, a falha não é deles… É nossa! Não estamos nos informando nem fazendo o que deveríamos fazer. E se permanecem no poder, continuamos sem fazer o que deveríamos – expulsá-los de lá!

Pensemos nisto!!!

Sobre Carlos A. Bächtold

Sou um discípulo de JESUS CRISTO. Casado com Adriana Bahiense Scansetti Bächtold, temos dois filhos: Daniel e Débora. Atualmente resido em Foz do Iguaçu, onde busco ser semelhante a JESUS, crendo em tudo o que ELE ensinou e obedecendo a tudo o que ELE ordenou. Para isso busco viver segundo o Evangelho do Reino, procurando fazer discípulos por onde vou. No momento atuo como professor de ensino fundamental na Rede Municipal de Educação.
Esse post foi publicado em Política e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Políticos ou Politiqueiros? Quem você tem eleito?

  1. Caro Amado Profeta do Deus Vivo,

    Paz e amor! Este blog é uma fonte de água pura, abrindo por mim mais uma fonte em que posso beber cada vez mais os conhecimentos do Reino de Deus. Que o NOSSO SENHOR JESUS CRISTO VOS ABENÇOE!

    Malundo Muleleno,
    Cidade do Luena.

Seu comentário e opinião são importantes:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s