Políticos ou Politiqueiros? Quem você tem eleito?


É necessário que saibamos a diferença entre um e outro…

A falta de conhecimento sobre essas duas palavras, tem lançado o Brasil num mar de corrupção sem precedentes em sua história.

Quero neste momento, caro(a) leitor(a), chamar a sua atenção para uma palavra que tem feito parte de nosso cotidiano. Trata-se de um assunto não muito agradável, face ao tipo de ações e atitudes tomadas por aqueles que se denominam políticos… Entretanto, creio que estamos no momento em que os brasileiros precisam saber a diferença entre política e politicagem… Entre políticos e politiqueiros.

politica

Desde há muito que o povo vem tendo “aversão à política” por estar sempre sendo enganado, ludibriado, lesado por aqueles que deveriam estar representando-o nas câmaras de vereadores, de deputados e até mesmo no Senado Federal.

Cada dia é mais flagrante e explícita a busca dos próprios interesses por parte daqueles que deveriam estar buscando o interesse do povo; já que nos encontramos em um governo dito democrático…

Contudo, lamentavelmente o nosso povo é um povo politicamente analfabeto, um povo que não é politizado, e isto porque não sabe diferenciar entre política e politicagem, entre políticos e politiqueiros.

Buscando no dicionário, encontramos que “política é a arte de bem governar os povos”; ou ainda “o sistema de regras respeitantes aos negócios públicos”.

O que ocorre, entretanto, é que o povo brasileiro tem memória curta, e não acompanha a história nem o histórico dos elementos que se lançam às candidaturas políticas. São enganados porque não gostam de investigar, de ler, de analisar… Gostam de tudo “pronto”, de saborear o que é momentâneo… E assim, a cada ano eleitoral, a cada campanha, se lançam sobre os quitutes e guloseimas – entre outras ofertas propostas pelos candidatos do momento, e acabam desfrutando de um favor provisório, de momento, e depois sofrendo por anos devido ao mau investimento de seu voto.

Depositou a confiança em um politiqueiro, alguém sem ética, que utiliza-se de meios fraudulosos para obter lucro em causa própria, sem se importar com a necessidade e o bem estar comum daqueles que o elegeram. Em contrapartida, há verdadeiros políticos que acabam sem votos, não sendo eleitos, pelo simples fato de que não puderam “comprar” – isto mesmo, comprar – os votos dos eleitores com favores passageiros e pessoais.

Este é o grande mal de nosso povo. É necessário que busquemos nos politizar, que busquemos uma maior intimidade com a verdadeira política e com os verdadeiros políticos, a fim de que a corrupção sucumba diante dos valores éticos e morais de alguém honrado e verdadeiro, a ser posto em posição de verdadeiramente defender e buscar o bem da sociedade, e não de si mesmo.

É preciso que o povo desperte… Que acorde… Que renuncie aos favores pessoais, individuais em prol do bem comum, porque é assim que se constrói uma sociedade verdadeiramente evoluída, altruísta e verdadeiros cidadãos. É assim que se desenvolve a cidadania de todos, e não de uma minoria que acaba detendo o poder e os recursos para usá-los em benefício próprio.

Chega de engano. Chega de mentira. É hora de buscar o que é verdadeiro e são.

Vamos buscar conhecer nossos direitos e lutar por eles. Vamos buscar conhecer a necessidade de nossa comunidade, nosso bairro, nossa cidade, nosso Estado, nosso país, e lutar por ela.

Não adianta ficar falando dos governantes corruptos, dos politiqueiros sujos… Porque se estão governando, se estão em posição de roubarem do povo e da nação, é porque nós os colocamos ali. Para que não permaneçamos nesse erro, para que não continuemos a lançar “pérolas aos porcos” dando nossos votos a quem não os merece, precisamos nos politizar. Vamos investir em conhecimento, vamos busca-lo. Vamos conhecer e desenvolver projetos e planos de governo; vamos buscar conhecer o caráter dos candidatos, seu histórico – não o que estão fazendo agora, mas toda a sua história – antes de os apoiarmos.

Só assim poderemos dormir com nossa consciência tranquila, certos de que fizemos o melhor para colocar no poder quem o usará para benefício de todos.

Que tipo de eleitores somos? Políticos ou politiqueiros? Sim, porque o tipo de pessoas que elegemos determina que tipo de eleitores somos! Há uma lei universal infalível: “os semelhantes se atraem!”.

Colocamos no poder aqueles que refletem nosso caráter! É isto que tem que acontecer… Se não está acontecendo, a falha não é deles… É nossa! Não estamos nos informando nem fazendo o que deveríamos fazer. E se permanecem no poder, continuamos sem fazer o que deveríamos – expulsá-los de lá!

Pensemos nisto!!!

Publicado por

Carlos Alberto Bächtold

Cristão, natural de Joinville/SC, casado com Adriana B.S. Bächtold, com quem tem dois filhos, Daniel e Débora. Professor pós-graduado na rede pública municipal de educação na cidade de Foz do Iguaçu, onde reside há 21 anos, tem especializações de "Educação em Tempo Integral", "Mídias e Tecnologias Voltadas para a Educação" e também de "Educação de Jovens e Adultos", com vários artigos de sua autoria que podem ser descobertos não apenas neste site, mas em vários endereços na rede mundial de computadores, se você digitar no Google seu nome completo. Como um dos profetas de CRISTO em Foz do Iguaçu, busca cooperar com a expansão do Reino de DEUS na vida daqueles com quem se relaciona. Após o afastamento do trabalho da esposa, que teve que ser submetida à dois transplantes de córnea, cujo quadro clínico é irreversível (para a medicina), decidiu criar um site para oferecer às famílias homeschoolers os cursos de matemática desenvolvidos por sua esposa e por ele diagramados e colocados na seguinte plataforma: https://www.matematicavivahs.com.br Visite e conheça os cursos de matemática que ali são disponibilizados.

3 comentários em “Políticos ou Politiqueiros? Quem você tem eleito?”

  1. Caro Amado Profeta do Deus Vivo,

    Paz e amor! Este blog é uma fonte de água pura, abrindo por mim mais uma fonte em que posso beber cada vez mais os conhecimentos do Reino de Deus. Que o NOSSO SENHOR JESUS CRISTO VOS ABENÇOE!

    Malundo Muleleno,
    Cidade do Luena.

    Curtir

Deixe uma resposta